Por cerca de 300 anos o país dependeu da mão de obra de negros africanos escravizados. O programa Caminhos da Reportagem, desta quinta-feira (14), às 22h, na TV Brasil aborda o sofrimento desse povo que era explorado para gerar economia no período imperial. Os escravos atuavam nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café e na mineração.
Na época colonial, cinco milhões de escravos desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sem contar os milhares que morreram durante a travessia do Atlântico. Eles vinham do continente africano para realizar o serviço pesado: a economia brasileira estava concentrada nesse tipo de exploração desumana.
Os repórteres Carlos Molinari e Débora Brito foram aos principais polos de trabalho escravo no Brasil e trouxeram à tona as marcas da escravidão para recordar os 127 anos da Lei Áurea. O jornalístico analisa também o longo e difícil caminho do cativeiro até a abolição, a luta pela liberdade e as formas de alforria. Ainda nesta edição, o Caminhos da Reportagem promove um debate para refletir se é possível ou não reparar os males causados à população negra.
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (14), às 22h, na TV Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário