No momento em que sua nova música "Machika", mais uma parceria internacional com J Balvin, ganhava o mundo, Anitta entrava em uma sala repleta de jornalistas em São Paulo para anunciar um novo projeto. E o assunto nada tinha a ver com música. Naquela manhã, Anitta estava na capital paulista para revelar que estamparia a embalagem dos salgadinhos Cheetos durante o Carnaval 2018. Tão logo começou a falar da parceria, avisou: "Eu como Cheetos desde criança." Com os cabelos loiros, devido à ação com um produto de tintura da Niely, ela também brincou com a marca dos celulares ao tirar selfies: "Só vale se for Samsung". E, mesmo dentro de uma sala fechada, os óculos escuros da Chili Beans, que ela fez questão de informar, não eram indispensáveis. Há tempos o rebolado da maior artista pop da atualidade no Brasil tem mostrado seu poder além dos palcos. Mais do que hits, a cantora --que desde 2015 administra a própria carreira- é dona de números e uma relevância digna de popstar internacional
A presença massiva e altamente influente em todas as mídias, em especial nas redes sociais, ajudou Anitta a se tornar uma máquina de fazer dinheiro. E é com as armas do engajamento que ela tem conseguido circular fora do Brasil, abrindo portas para um sonho próprio de estourar no mercado americano. Afinal, até eles querem saber: o que é que essa carioca tem?
Influencer digital das mais poderosas, ela é o segundo nome na lista de cantores e cantoras que mais ganharam visualizações nos Stories do Instagram em 2017, rede que reúne mais de 800 milhões de usuários ativos por mês (mais que o dobro do Twitter). É também a única brasileira a figurar hoje na Social 50 da Billboard americana, ranking que mede a popularidade, engajamento e interação de artistas nas redes sociais. Anitta chegou a estar no 12º lugar, à frente de Shakira (16º), Taylor Swift (23º), Beyoncé (30º) e Lady Gaga (36º). Com o dom de transformar cada lançamento de clipe em um evento, só no ano passado ela foi vista mais de 1,5 bilhões de vezes no YouTube. Com tantos atributos, Anitta é vista como a garota de ouro do mercado publicitário --só perde para Neymar- , que por sua vez quer aliar marcas ao mundo pop de forma orgânica. O UOL apurou que um contrato anual com Anitta varia entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões, dependendo das ações previstas. Algumas marcas fazem parte do dia a dia da artista por relacionamento, sem mídia (Adidas), outras investem em ações pontuais (Coca-Cola e Tang) e tem ainda aquelas que investem em linhas de produtos (O Boticário)
Uma diferença e tanto de quando a então MC Anitta surgiu em 2013 como a grande promessa do pop. Com seu primeiro grande hit naquele ano, "Show das Poderosas", a artista recebia R$ 60 mil como cachê.
Tiro certo
Hoje em dia, são as marcas que ligam para Anitta em busca de um espacinho em algum projeto.
Tem marca que me liga e fala: 'Estamos com um budget [orçamento] aqui, mas antes de decidir o que a gente quer fazer, queremos saber se você tem algum clipe, alguma coisa'. Eu falo: 'Tenho'. 'Então tá, vamos guardar para você'
É um modelo de negócios que cada vez ganha mais seguidores na música. Karol Conká e Pabllo Vittar, por exemplo, já estão há algum tempo surfando nessa onda. No caso da Cheetos, havia uma vontade de trabalhar a marca com personalidades do pop, como acontece nos Estados Unidos. "Tem esse movimento de estar presente em momentos em que a audiência de fato se conecta, não só com o salgadinho, mas com a relevância daquele contexto", explica Daniela Cachich, VP de marketing da Pepsico, conglomerado que detém a marca. Desde o sucesso "Paradinha", a empresa estava certa de que precisava trabalhar com Anitta novamente. "Ela liga para gente e diz: 'Estou com essa ideia, o que vocês acham?'. É um modelo diferente de você chegar em grandes projetos, porque não é só querer uma garota propaganda", exemplifica Cachich. "É um modelo que hoje faz bastante sentido quando se tem pessoas como ela".
Anitta já havia trabalhado com a empresa de automóveis quando apenas fez uma aparição no GP da Fórmula 1, no ano passado. Sua simples presença como "garota propaganda" teria alcançado o cachê de R$ 2 milhões, segundo o colunista Leo Dias. No mesmo evento, Anitta cantou o hino nacional (por R$ 300 mil) e exibiu joias de uma grife.
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