segunda-feira, 18 de maio de 2015

Conheça as principais diferenças entre SBT e Record

D1.jpg

Diariamente, SBT e Record travam uma acirrada disputa pela vice-liderança no ranking de audiências e costumam ser separadas por diferenças mínimas.

Suas respectivas programações e filosofias, no entanto, demonstram que a proximidade nos números não se reflete na realidade e os canais seguem caminhos opostos na incessante busca por telespectadores.

A seguir, o RD1 compila as principais diferenças entre as rivais e lança aos leitores uma pergunta: Qual delas está trilhando a jornada mais promissora?

Confira:

D2-300x450.jpeg

1) “Ao Vivo” – O selo é figura frequente no canto inferior direito da tela da Record, que investe numa programação em tempo real com o intuito de embarcar na agilidade da Era Digital. O SBT, no entanto, não se preocupa muito com este quesito. Ao longo de todo o dia, a única atração ao vivo exibida pelo canal é o “Bom Dia & Cia”. O recurso passa horas sem ser utilizado, voltando apenas às 19h45 com o “SBT Brasil”.

2) Donos Opostos – Nenhum detalhe do dia a dia do SBT escapa dos olhos de Silvio Santos, que, não raramente, passa por cima das determinações de seus diretores, dando suas próprias ordens. Edir Macedo, porém, já declarou que não se envolve em questões relativas à Record, delegando a função a pessoas de sua confiança. Alienado, o bispo sequer participou das negociações com Xuxa, maior contratação da história da emissora.

3) Jornalismo – Carro-chefe da Record, o jornalismo permeia praticamente toda a programação da Casa e já assumiu o comando de atrações originalmente artísticas, como o “Programa do Gugu”. A rede aposta na overdose de hard news para segurar o público e tem obtido bons resultados com a estratégia.

Historicamente alheio ao jornalismo, o SBT ensaiou um crescimento no setor com a criação do “Notícias da Manhã”, mas o jornalístico acabou sendo substituído por desenhos animados, explicitando a filosofia da emissora, que reprisa seu telejornal nas madrugadas.

D3.jpg

4) Só Para Menores – O SBT tem nas crianças um de seus principais públicos-alvo e os pequeninos recebem diariamente mais de cinco horas de desenhos animados, além dos fenômenos “Chiquititas” e “Carrossel”. Mais “adulta”, a Record nunca fez muito sucesso entre o público infantil e se limita a exibir o incansável Pica-Pau nos fins de semana.

5) Esportes – Enquanto a Record desembolsou milhões de dólares pela exclusividade das últimas edições dos Jogos Pan-Americanos e da Olimpíada de 2012, o SBT não reserva muito espaço para o gênero. Na última vez em que o canal de Silvio Santos tentou ter um programa esportivo, o “Arena SBT” ocupou as noites de sábado, mas sua baixíssima audiência o levou à extinção.

6) Cinema – Mesmo não tendo renovado seu contrato com a Warner, o SBT continua possuindo um respeitável pacote de filmes e suas sessões figuram entre as principais audiências do canal. A Record, por sua vez, possui pouquíssimos títulos em seu acervo, e os exibe à exaustão. Ao longo do ano, a emissora da Barra Funda promove inúmeras reprises de filmes como “Hulk”, “A Era do Gelo”, “Velozes e Furiosos”, entre outros.

7) Tradição – Ao longo de sua história, o SBT se notabilizou por seus programas de auditório, a começar pela atração comandada por seu proprietário. Atualmente, a emissora continua dando destaque ao formato com o próprio Silvio e também com Celso Portiolli, Ratinho e Eliana.

Embora possua produtos semelhantes, a Record ainda não encontrou nos auditórios o mesmo êxito de sua concorrente e luta para fazer com que seus programas de variedades atinjam os mesmos índices de seus jornalísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário